quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A presença da informática em nossa vida

Vivemos numa era marcada por constantes e aceleradas mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos, entre eles, a informática. Entretanto, muitos permanecem distantes, ou seja, excluídos dessa nova tecnologia, ora por estar acostumados com a cultura do papel, ora por não dispor das ferramentas necessárias (computador ou internet) ou por não ter habilidades necessárias para usar essas ferramentas ou ainda por medo.
Neste novo cenário tecnológico, não podemos negar a importância da informática, os benefícios que ela pode trazer para a nossa vida pessoal e profissional. Através dela temos o rápido acesso a informações diversas, podemos nos comunicar e interagir com pessoas distantes por meio do Windows Live Messenger (MSN), encontrar e reencontrar pessoas através do ORKUT, e até mesmo, realizar pesquisas sobre os mais diversos assuntos.
Por outro lado, não podemos ignorar também os malefícios advindos do mau uso da tecnologia da informática. Através da internet muitos usuários estão invadindo a privacidade alheia, expondo imagens indevidas, praticando roubos, disseminando a discriminação e a prostituição, bem como, outros inúmeros crimes.
Neste contexto, um exemplo real foi o que aconteceu comigo. Um aluno adolescente abriu uma comunidade no Orkut expondo meu nome e minha imagem de forma desrespeitosa. O ocorrido veio reforçar ainda mais o receio que eu sentia em relação ao uso dessa nova tecnologia (internet).
Entretanto, na condição de aprendizes digitais, faz-se necessário lançar fora nossos medos e inquietações, dar os primeiros passos, enfrentar o medo da máquina, interagir com o mundo virtual, nos adaptar a essa nova realidade. Como profissionais da Educação precisamos urgentemente não apenas dominar a tecnologia da informática, usá-la como um fim em si mesma, mas, acima de tudo, entender e explorar as possibilidades e suas potencialidades, utilizando-a como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, na construção do conhecimento, na resolução de problemas, no desenvolvimento da criatividade e expressão.

Maria do Socorro Marques Miranda Claudino